Comida di Buteco completa 20 anos de existência
De 12 de abril a 5 de maioaconteceo Concurso Comida di Buteco,que tem como missão“TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.
Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares,carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso, que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos20 anos do Concurso.
Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz
Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas,o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de ABRIL como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.
Um modelo de NEGÓCIO DE IMPACTO
O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve:oButeco que não paga para participar,tem a indústria como a grande financiadora (patrocinadores), o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco(gera empregos, paga impostos, muitas vezes se legaliza, envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.
Ele é o primeiro concurso do gênero no país.
Resultados dos 20 anos
- 21 cidades de Norte a Sul do País
- 163 butecos
- 868 milhões de votos
- 534 milhões de petiscos vendidos
- 796 mil empregos gerados
- 80 milhões de pessoas impactadas
- 892 milhões em mídia espontânea
“Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” (Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)
Sua mecânica
Elege-se o Melhor Buteco da cidade!
Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecospré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elegeo campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.
Buteco com “u”, o perfil dos participantes:
Os estabelecimentos selecionados para participar sãoclassificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.
A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS | ||||||
REGIÃO SUDESTE | ||||||
Minas Gerais | Belo Horizonte | |||||
Juiz de Fora | ||||||
Montes Claros | ||||||
Uberlândia | ||||||
Poços de Caldas | ||||||
Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano) | ||||||
São Paulo | São Paulo Capital | |||||
Campinas, Jaguariúna | ||||||
Ribeirão Preto | ||||||
São José do Rio Preto | ||||||
Rio de Janeiro | Rio Capital, Baixada Fluminense | |||||
REGIÃO NORDESTE | ||||||
Bahia | Salvador e Lauro de Freitas | |||||
Pernambuco | Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes | |||||
Ceará | Fortaleza | |||||
REGIÃO NORTE | ||||||
Amazonas | Manaus | |||||
Pará | Belém eAnanindeua | |||||
REGIÃO SUL | ||||||
Santa Catarina | Florianópolis | |||||
Rio Grande do Sul | Porto Alegre e Canoas | |||||
Paraná | Curitiba | |||||
REGIÃO CENTRO-OESTE | ||||||
Distrito Federal | Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga | |||||
Goiás | Goiânia e Aparecida de Goiânia | |||||
Patrocinadores 2019
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.
Banco Oficial: Santander/Getnet
Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.
“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”
Durante o período do concurso, o Bancorealizarádiversasaçõesnoslocaisparticipantes, inclusive um jogoamericanopersonalizado do Santander, e presença com destaquenaspeças de merchandising presenteemtodosos “butecos”.
Clientes Santander queefetuarem o pagamento com cartões do bancoou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batatafritaparticipante do concurso.
Empresas patrocinadoras em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO:
Cerveja oficial:Brahma Extra
Apresentador:Perdigão
Patrocinadores:Coca Cola, McCain
Banco Oficial: Santander/Getnet
Apoiadores:Reserva 51, Chandon, Trident, Dickies, Abrasel, Diário da Região. J Silva, Museu da Casa Brasileira, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura,Prefeitura de Rio Preto – Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo,CBN, Senac, Iguatemi, Unilago.
Promoção: TV TEM
Assessoria de Imprensa :Comunic Tel: 17 3201-7510 / 17 9 9745-2797 Elaine / 17 9 9745-2802 Elton
Coordenação Comida di Buteco:Mariana Silveira – mariana@comidadibuteco.com.br
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA– (31) 3342 4519/3452
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco
Site: comidadibuteco.com.br
Baixe o appComidadiButeco